Buscar conhecimento e auxílio de um profissional é o primeiro passo para melhorar a situação da sua empresa.
A IMPORTÂNCIA DE UMA ASSESSORIA EMPRESARIAL NA EMPRESA.
O serviço de Assessora Empresarial está sendo cada vez mais importante para os negócios atuais. Pela simples redução de custos, muitos empresários estão acumulando funções em suas empresas, fazendo com que não tenham a condição de gerir o próprio negócio como se necessita.
Frente esta realidade, esses empresários às vezes se veem sozinhos e muitos não conseguem completar todas as tarefas administrativas necessárias e resolver os problemas ao mesmo tempo.
É nessa hora que o Assessor Empresarial pode auxiliar. Ele é o profissional que irá analisar a situação do cliente e verificar uma provável solução, ou ainda encontrar formas para evitar que algo se torne um problema, prestando uma assessoria preventiva. Isso é possível graças a uma série de estratégias e análises que irão identificar os pontos mais fracos da empresa e buscar alternativas para fortalecê-los.
A visão do Assessor Empresarial traz vários benefícios para a empresa-cliente, entre eles identificar quais as áreas com maiores dificuldades e tentar fortalecê-las. Traçar estratégias e analisar o que funciona é outra atividade da Assessoria Empresarial, onde poderá mensurar quais são as ações que trarão o melhor resultado diante da situação apresentada.
A QUEM SE DESTINA UMA ASSESSORIA EMPRESARIAL?
Uma Assessoria Empresarial destina-se às empresas que desejam alcançar seu objetivo, solucionar um problema existente, impulsionar algo positivo ou até mesmo desenvolver algo novo.
De maneira simples, uma Assessoria Empresarial é para aquela empresa que realmente quer alcançar o seu objetivo, e deseja fazer isso trazendo para junto de si uma ajuda valiosa que tornará o caminho a ser percorrido mais eficaz, sólido e com menos riscos.
Assim, fica claro que a primeira pergunta a ser respondida ao cogitar a contratação de uma Assessoria Empresarial não é: “Essa empresa de Assessoria pode me ajudar?” mas sim: “Minha empresa está disposta e preparada para contar com o auxílio externo que trará melhores resultados?”
FALHAS MAIS COMUNS IDENTIFICADAS EM NEGÓCIOS:
Abaixo seguem algumas das falhas mais comuns encontradas na parte de Administração do negócio. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira. Os principais problemas identificados relacionam-se a:
Falta de registros adequados (saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor do contas a receber e do contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras);
Falta de compreensão dos custos das fontes de financiamento;
Falta de compreensão dos ciclos financeiro e operacional da organização;
Falta de compreensão do capital de giro (CG), financiamento do capital de giro (FCG) e necessidade de capital de giro (NCG);
Falta de integração entre as políticas de vendas (prazos de pagamento) e as políticas financeiras;
Falta de política de estoques;
Falta de elaboração do Demonstrativo de Resultados mensal para conhecer seus lucros e prejuízos;
Falta do cálculo adequado dos preços de venda;
Desconhecimento do valor patrimonial da empresa;
Falta de definição de retiradas dos sócios;
Misturar contas particulares com as da empresa; entre outros;
É fato que a realidade da pequena empresa é diferente de uma média ou grande empresa já bem estruturada administrativamente. Além disso, sabemos que a grande maioria das pequenas empresas não possui ainda o nível de qualidade de gestão encontrados em outras de diferentes portes.
O fato é que tanto as pequenas empresas menos estruturadas, como aqueles que já possuam um grau mais elevado de qualidade na gestão podem contar com o auxílio de uma Assessoria Empresarial.
É importante esclarecer, que ao contrário do que se diz Assessoria Empresarial não é um luxo acessível para poucas empresas. O Assessor Empresarial não tomará o poder da empresa, e a tomada de decisão continuará sendo de responsabilidade daqueles que a dirigem.
Uma Assessoria empresarial pode ser contratada por empresas de todos os portes, uma vez que nunca é demais auxílio para que o negócio vá sempre bem. Há diversas modalidades de trabalho que podem ser aplicadas, se preocupando sempre com as características e com os objetivos do cliente.
Durante todo o trabalho da Assessoria Empresarial, serão necessárias à colaboração de ambas as partes: do Assessor Empresarial e dos sócios e profissionais da contratante. Da parte da contratante, é importante que participem de reuniões, que transfiram ao Assessor Empresarial o conhecimento sobre o histórico e a realidade atual da empresa, que façam suas considerações e orientações constantes, que analisem os materiais desenvolvidos e que tomem as decisões necessárias.
No que diz respeito ao trabalho do Assessor Empresarial, é fundamental que este se envolva com o negócio (guardando a devida distância e postura para que não se caracterize como um funcionário da empresa), que busque compreender a fundo as dificuldades e os objetivos do cliente, que proponha soluções personalizadas, e que mantenha o foco e esforço em alcançar os objetivos definidos mesmo quando as barreiras surgirem.
Para aproveitar bem uma Assessoria Empresarial, é preciso: A colaboração, a parceria, o trabalho conjunto entre o Assessor Empresarial e o cliente. O objetivo do trabalho deve ser o mesmo para todos os envolvidos, a busca por melhores resultados visando sempre à empresa.